RSS

SEMANA SANTA – PARTE 3/4

03 abr

Queridos irmãos e irmãs, segue hoje a terceira parte das 16 (dezesseis) perguntas e respostas sobre a Semana Santa, iniciada no Domingo de Ramos. Quem ainda não viu as questões anteriores, elas estão nos dias 01 e 02 de abril de 2012, e podem facilmente ser encontradas clicando nestas datas no calendário localizado à direita e acima deste blog.

9. O que a Igreja celebra na Sexta-feira da Semana Santa?

Na Sexta-feira da Semana Santa a Igreja celebra a morte de Cristo, seguido de seu sepultamento (cf. Mt 26, 30-27, 65). Nesse dia não se celebra a Missa e sim uma solene liturgia da Palavra, na qual se adora a cruz de Jesus e se reza pela Igreja e pelo mundo (“Oração universal”). A eucaristia, guardada na capela ou em local anexo à Igreja, é distribuída no final da celebração. Dia de silêncio e interiorização, a Sexta-feira Santa caracteriza-se pela reflexão sobre o amor incondicional de Deus por nós. Porque nos ama com um amor eterno, Jesus assume até as últimas consequências o anúncio da Boa Nova da Salvação, inclusive sendo condenado apesar de inocente, e morrendo na cruz, embora tenha passado entre nós fazendo apenas o bem (cf. At 10, 38)

 

10. A Sexta-feira Santa é dia de jejum?

Sim. A Sexta-feira Santa – bem como a Quarta-feira de Cinzas – é dia de jejum e abstinência de carne. A renúncia ao alimento é um sinal de que esvaziamos o nosso coração, inclusive do pecado, para prepará-lo para acolher a Jesus Ressuscitado. Estão dispensados os enfermos, as crianças e os idosos. É interessante, contudo, que também estes, se não puderem jejuar e abster-se de carne, tenham presente o sentido que lhes dá a Igreja.

 

11. O que a Igreja celebra na Sexta-feira Santa à noite?

Na Sexta-feira à noite as comunidades ou guardam silêncio, ou celebram o sepultamento de Jesus. Como não há nenhuma ação litúrgica prevista para a noite, as comunidades são convidadas à ater-se aos costumes locais, sem contudo quebrar o clima de oração, reflexão e interiorização. Em muitos lugares têm-se o costume de, à noite, encenar, de forma catequética, a prisão, o julgamento, a crucificação, a morte e o sepultamento de Jesus.

 

12. O que a Igreja celebra no Sábado Santo?

O Sábado, terceiro dia do Tríduo Pascal, é um dia de silêncio, sem celebração eucarística e em que muitos mantêm ou até mesmo intensificam o jejum iniciado na Sexta-feira. Nesse dia “repousa-se” com Jesus, que está no sepulcro, depois de ter “vivido” com Ele a sua agonia, crucificação e morte.

 

Deus abençoe a todos.

Abraço De Colores.

 
 

Tags: , , ,

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: