RSS

SEMANA SANTA – PARTE 2/4

02 abr

Dando continuidade às perguntas e respostas sobre a Semana Santa, obtidas do folder da Editora Pão e Vinho, colocamos neste post as questões de 5 a 8.

5. O que a Igreja celebra nos dias da Semana Santa que antecedem a Quinta-feira?

Na segunda, terça e quarta-feira da Semana Santa as comunidades são convidadas a celebrar, com criatividade, o que o evangelho de Domingo de Ramos antecipou: a entrega de Jesus que, por amor, fez-se um de nós até a morte. Nesses dias, e segundo o costume de cada comunidade, reza-se o terço meditado, celebra-se a via-sacra, organiza-se uma celebração penitencial, apresentam-se encenações que contam a vida de Jesus etc. importante mesmo é que se crie um clima de oração, onde a fraternidade e a solidariedade se manifestam como resposta humana ao amor divino. Onde há a presença do sacerdote, a Missa deve ser o momento mais intenso e profundo de casa um desses dias.

 

6. O que a Igreja celebra na Quinta-feira Santa?

A Quinta-feira da Semana Santa encerra o tempo da Quaresma, excluindo-se a “Missa da Ceia do Senhor”, que abre o Tríduo Pascal (à noite). Na parte da manhã de Quinta-feira é costume, em algumas comunidades e dioceses, celebrar-se o Rito da Penitência. Na maioria das dioceses, porém, celebra-se nesse horário a Missa do Crisma.

 

7. O que é a Missa do Crisma?

A Missa do Crisma é a Missa presidida pelo Bispo diocesano, ou outro bispo, e co-presidida por outros sacerdotes, com a participação de fiéis leigos, em que se faz a bênção dos santos óleos e do sagrado crisma. Os óleos, bentos nesse dia, são administrados nas comunidades por ocasião do batismo, da crisma, da unção dos enfermos e nas ordenações sacerdotais (presbiteriais e episcopais). Também nessa Missa o bispo reúne os seus presbíteros, ocasião em que estes renovam as promessas sacerdotais e, estando juntos, manifestam a unidade entre o sacerdócio do bispo e daqueles que são os seus cooperadores diretos, os padres.

 

8. O que a Igreja celebra na noite da Quinta-feira da Semana Santa?

Na Quinta-feira Santa, à noite, a Igreja celebra a instituição da Eucaristia (cf. Mt 26, 17-29; 1Cor; 1Cor 11, 23-26), com uma Missa festiva, em que se recorda que a entrega de Cristo por nós deve converter-se no serviço que prestamos uns aos outros. Daí o motivo e a razão pela encenamos o ritual do “lava-pés” (cf. Jo 13, 1-20). Na conclusão da celebração, os cibórios contendo as hóstias consagradas são levados para uma capela lateral, ou outro lugar apropriado, onde Jesus Eucarístico é adorado até a maia noite. A igreja vazia, inclusive de enfeite e com as imagens e quadros cobertos, sinaliza a angústia, a solidão e a entrega total de Jesus, que desemboca em sua morte na cruz.

 

Até amanhã.

Abraço De Colores.

 
 

Tags: , ,

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: