RSS

SEMANA SANTA, PARTE 1/4

01 abr

Rosto de Jesus Cristo gravado milagrosamente no "Santo Sudário"Chegou em minhas mãos um folder muito bacana contendo perguntas e respostas sobre a Semana Santa, publicado pela Editora Pão e Vinho (www.paoevinho.com.br). Existem outros materiais de divulgação da Fé Católica que podem ser adquiridos por um preço bem baratinho, portanto, fica aqui a dica para quem tiver interesse.

Gostaria de partilhar com os visitantes deste humilde blog, algumas destas questões. Ao todo são 16 (dezesseis) perguntas e respostas e, a partir de hoje (domingo), colocarei quatro delas até completar as dezesseis, terminando na quarta-feira, 04/04.

1. No que consiste a Semana Santa?

A Semana Santa é a semana em que se conclui a Quaresma e se celebra o Tríduo Pascal. Ela começa com o Domingo de Ramos e termina com o Domingo de Páscoa e Ressurreição. (A Quaresma finda na Quinta-feira, e na mesma Quinta-feira, com a celebração da Ceia do Senhor, inicia-se o Tríduo Pascal).

 

2. Por que a Semana Santa é chamada de “Santa”?

Ela é chamada de “santa” porque concentra os últimos acontecimentos da vida de Jesus, como a entrada triunfal em Jerusalém (Domingo de Ramos), a ceia da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, (quinta-feira), a prisão, condenação, morte e sepultamento (sexta-feira), a Vigília (sábado) e a Ressurreição (domingo). É uma Semana Santa porque celebra Jesus que se entrega, livremente, para anunciar até o fim a Boa Nova da Salvação.

 

3. O que a Igreja celebra no Domingo de Ramos?

No Domingo de Ramos a Igreja celebra a entrada triunfal (festiva) de Jesus em Jerusalém. Ele é acolhido e proclamado Messias, o Ungido de Deus. Para saudá-lo, o povo jogava seus mantos, para que Ele passasse por cima, ao mesmo tempo em que acenava com ramos, retirados de árvores. Daí o costume de levar ramos no “Domingo de Ramos”; com eles saudamos Jesus e os levamos abençoados (bentos) para casa (cf. Mt 21, 1-11)

 

4. Como podem ser usados os ramos bentos no Domingo de Ramos?

Os ramos bentos no Domingo de Ramos devem ser guardados com cuidado e tratados com zelo. Não há nada de “mágico” neles, porém, como foram abençoados, devem ser usados em espírito de fé. São muitos os que queimam, devotamente, enquanto rezam, em momentos difíceis da vida. Outros os guardam até a Semana Santa do ano seguinte, como um lembrete de que a melhor forma de saudar a Jesus é colocar em prática tudo o que Ele ensinou. Outros, ainda, os usam como remédio caseiro (chá). O importante é que os ramos bentos sejam a expressão do nosso amor e do nosso seguimento a Jesus.

 

Amanhã, segunda-feira, postarei as respostas para as seguintes perguntas:

O que a Igreja celebra nos dias da Semana Santa que antecedem a Quinta-feira?

O que a Igreja celebra no sábado à noite?

O que a Igreja celebra no Domingo da Páscoa da Ressurreição?

O que significa a “oitava” da Páscoa?

 

Deus abençoe a todos.

Abraços De Colores.

 
 

Tags: , , , ,

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: